segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Grande Dragão Branco


   Eu estava devendo uma matéria sobre esse filme há tempos.

   O filme seria uma homenagem ao lutador real Frank Dux, que foi campeão invicto de 329 lutas no período de 1975 a 1980. Lógico, o filme teve o direito artístico de mudar alguns fatos, botar uma gostosa, mudar o fato como Frank conheceu Senzo Tanaka e inserir umas musiquinhas bem anos 80...
   O resultado disso foi um filme que inspirou Street Figther,  Mortal Kombat e todo jogo de luta que prestou. Lançando Jean Claude Van Damme para os holofotes de Hollywood.

   Algumas coisas que vocês não sabiam é que Frank Dux fez questão de participar do filme e organizar todas as lutas. Treinando atores e ensinando novas técnicas. E quando Dux encontrou o Van Damme, disse que ele estava em péssima forma e o fez passar pelo pior treinamento de sua vida para o papel.
   E não contente, chegou a chamar o Van Damme para umas porradas pelo astro se comportar mal durante as filmagens. Mas as coisas aconteceram tão bem no final que o próprio Van Damme deu uma força na hora de editar o filme com medo que ele não pudesse ser lançado.

   Jean Claude Van Damme ganhou o Framboesa de Ouro em 1989 como pior revelação com esse filme.

   Mas vamos ao material bom que vocês podem aprender com esse filme.

   O filme começa contando a história de Frank Dux e seu encontro com Senzo Tanaka. Onde Frank tenta roubar a espada samurai do mestre. Mas o mestre decide convidar o garoto para aprender a antiga arte do Ninjutsu. Lógico, aprendendo o básico que um não-japones pode aprender. Quem recebe mais atenção e orientação é o filho de Tanaka. O qual infelizmente vem a falecer muito cedo.
   Frank então, resolve pedir a Tanaka que o treine como treinava seu filho. O que, além de ser uma heresia, também é uma honra que ninguém mais poderia pedir.

   Tanaka então o acolhe como um filho. O treina e o guia na vida. O filme mostra exatamente Tanaka como mestre e figura paterna que inspira grande respeito. Sem falar que todo treinamento é uma lição de superação em si...

   Até que Frank tem que seguir a vida e ir para o serviço militar. Sua carreira parece ir muito bem e ele se destaca pela disciplina. Mas um telegrama muda tudo quando Frank descobre que seu mestre agora está muito doente. E então Frank faz uma grande loucura. Jogar tudo para o alto e partir numa viajem para honrar seu antigo mestre. Uma lição de moral sobre o fato de que respeitar e honrar a nossa família é mais importante do que o caminho que escolhemos. Sua família é mais importante que o seu curso ou o seu emprego. Não se envergonhe de largar tudo para o alto se a família precisar de ajuda.

   Frank vai então para Hong Kong e conhece um gordo boca-suja, bêbado e que gosta de vídeo games. E lógico que é ai que começa a amizade de Frank e Jackson. E mesmo que este filme seja só um filme de Artes Marciais sem nenhuma obrigação de ter profundidade; A amizade está lá de forma bem forte.
   Jackson e Dux são grandes parceiros e um é capaz de se arriscar para ajudar o outro. Um é capaz de se sentir bem pela felicidade do outro ou de entender a sua dor. Isso é amizade sendo mostrada em sua forma natural...

   Dux conhece uma repórter. E a única personagem feminina no filme também tem sua própria profundidade. E de certa forma ela é exatamente igual a muitas pessoas (homens e mulheres). Ela não entende os conceitos de honra ou respeito e acha que tudo daquele universo masculino é sobre homens seminus se exibindo como galos de briga. E tentando entender aquele mundo, ela adota uma atitude onde os meios justificam os fins ao se prostituir para um rico chinês para ter um vislumbre daquele mundo. Igual a muita gente que nós conhecemos...

   Lógico, as coisas se complicam muito para Frank por ser perseguido pelas autoridades. Mas isto é aquela coisinha que qualquer pessoa aprende na vida. Fazer aquilo que se acredita é muito difícil. E quanto mais correto, mais dificuldades vem na tua cabeça...
Mais ou menos a mesma lógica de qualquer vídeo game...

   E então nós temos a Tragédia quando Jackson enfrenta Chong Li. O qual quase o mata na frente de Frank. E então temos no final uma luta para honrar o mestre/família e a amizade!

   O filme entrega exatamente aquilo que se propôs, belas cenas de luta, uma história que não deveria ser nada profunda e muito anos 80! Só que oferece mais por causa da relação dos personagens e suas motivações. Com certeza um filme que é divertido até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário