terça-feira, 26 de maio de 2015

Mad Max Estrada da Furia


   Este filme merece minhas sinceras desculpas. Explico:
   Pouco depois de sua estréia mundial, o site Returnofkings divulgou uma matéria avisando que o filme teve a participação da escritora Eve Ensler para incluir uma mensagem feminista no filme. O que me lembrou de filmes como Resident Evil(todos os filmes, salvo as animações), UltraVioleta, Tank Girl - Detonando o Futuro e outros tantos filmes de merda! Onde a mensagem feminista era a de mulheres usando o incrível poder da Besteira para se afirmarem como heroínas poderosas. Principalmente se o poder das Besteiras passar por cima de homens e mulheres...

   Felizmente, também li ótimas criticas sobre o filme.
   Tanto de críticos que o recomendaram quanto de feministas que ficaram incomodadas com o filme!
   Então como eu poderia me negar a ver este filme e tirar minhas próprias conclusões?

   Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road) 2015
   Dirigido por George Miller
   Escrito por George Miller, Brendan McCarthy e Nico Lathouris
   Censura 16 anos

   

   Tenho que assumir o meu erro e pedir desculpas, pois este filme é um legitimo filme machista!
   No sentido literal de ser um filme feito por homens para um publico majoritariamente masculino ou de meninas com muita atitude. E mostra o machismo no sentido de que desta vez Max Rockatansky está apoiando um grupo de mulheres escravizadas em sua jornada para a liberdade!

   Antes de entendermos perfeitamente sobre o que é o filme, somos apresentados à nova realidade de Max. Onde o mesmo herói dos filmes anteriores (sim, é uma continuação) agora é assombrado pelos próprios pensamentos que materializam os fantasmas das pessoas que ele não conseguiu proteger.

   Max então é perseguido e capturado por um novo grupo de Skinheads motorizados que o desumanizam cortando seu cabelo\barba, tatuando seus dados em suas costas e o usando apenas como se fosse uma mera bolsa de sangue. Max se encontra em uma nova cidade dominada pelo horror de um governante cruel chamado Immortan Joe. Que domina seu povo pelo medo e por mentiras religiosas. Max está preso e escravizado em um mundo que mistura o pior do socialismo com um tirano que é uma mistura de Hitler, Mussolini, Stalin, Fidel e Kim jong Un. Tudo misturado e turbinado por gasolina e sangue em motores V8!

   Não bebam muita água ou vocês se viciarão e sofrerão com os efeitos da abstinência dela... 
   Immortan Joe então confia a Imperatriz Furiosa para que ela vá até uma cidade próxima para trazer mantimentos. Mas não contava com o fato da Imperatriz decidir fugir levando uma carga importante.
   Cinco noivas parideiras que vivam sob a escravidão de Immortan Joe estão escondidas no caminhão da Imperatriz Furiosa! Oast, Angharad, Cheedo , Capable e Dag!
   Seis mulheres escravizadas por um tirano e correndo para a sua própria liberdade!
   
   Mas que dia Adoravel!
   Nux é um soldado War Boy que é uma mistura de skinhead com as crianças-soldado africanas. Ele foi escravizado tanto pela religião quanto pela tirania. Sendo um soldado de meia-vida, ele tem problemas de saúde que o levam a necessitar do sangue de Max e é o personagem que mais demora para entender que está vivendo uma mentira.

   O filme em si é uma jornada difícil destes 8 personagens em busca da Liberdade!
   O filme é todo uma metáfora sobre a dificuldade de se conquistar a liberdade em um mundo onde seres humanos não passam de objetos! Mulheres que só servem para parir, garotos que só servem como soldados descartáveis e homens livres que só servem para terem seu sangue sugado!
   
   A mensagem feminista do filme?
   Na jornada final do filme os protagonistas acabam conhecendo as Vuvalinis. Nome vindo da junção de Vulva com Mussolini para tentar transformar as Feminazis em heroínas a favor da liberdade! Sério!
   Lógico que no filme elas são uma interpretação de velhas senhoras guerreiras que não precisam de homens para nada! Simpáticas e compreensivas carregando sementes de flores e arvores como se fossem as sementes do amanhã.
   As vuvalinis então prometem levar as noivas para um caminho de 150 dias no deserto em busca da liberdade. Mas dai Max resolve ter um ideia muito mais louca que colocou MAD MAX no titulo do filme!
   Que se foda o caminho de 150 das no deserto, pois, o caminho não vai levar a nada mesmo!
   O plano é voltar para a cidade tiranizada e tomar o controle!

   O filme consagra o seu final como a história de pessoas escravizadas em uma jornada pela liberdade. E uma vez livres, chegou a hora de lutar por um novo ideal que beneficie a todos que ainda estão cativos!
   A igualdade! E este é o papel de Max como pessoa que começou a ideia.
  Não sei quanto a vocês, mas percebi no cinema que a jornada deixa implícita a intensão das Vuvalinis de dominarem como novas tiranas com sorrisos novos nos rostos e promessas novas no discurso. E no caminho da verdadeira liberdade e igualdade as Vuvalinis são mostradas como guerreiras ferozes. 
  Que pena que estas falsas guerreiras da igualdade morrem aos poucos como se fossem personagens coadjuvantes em um filme de ação. Mortas enquanto buscavam o poder.
   
   Ao final do filme nossos heróis conseguem finalmente conquistar a cidade. Mas o nosso herói Max, depois de contemplar seu próprio feito, decide que não deve ficar na cidade. Entendendo que seu lugar não era ali.
   Algo que podemos ver em seus filmes anteriores...

   Se houve uma mensagem feminista, então ela foi atropelada pela tirania!
   O filme supostamente deveria ter a mensagem feminista de mulheres que se libertaram da escravidão sexual para então encontrar as feminazis Vuvalinis e então enfrentarem a tirania para alcançar o poder e assim oferecerem um futuro de igualdade e liberdade para todos.
   E não podemos nos esquecer que uma mensagem realmente feminista tem tudo a ver com ignorar a dor, o sofrimento e o sacrifício dos homens, certo? Isto é feminismo!

   Mas elas nunca teriam conseguido isso sem a ajuda e o sacrifício de homens! As próprias Vuvalinis, com todo um tratamento do roteiro para parecerem heroínas fodonas; Se juntam ao grupo para dominar uma cidade e não demonstram nenhum interesse em serem diferentes de Immortan Joe!
   A ideia de tomar a cidade veio de um homem, Max! E ele nem mesmo quis o controle ou o poder sobre a vida das pessoas! A ideia de oferecer ajuda e igualdade para uma população faminta veio dele!
   E sem ele, elas nem teriam chegado a liberdade!

   Não há uma mensagem feminista sobre igualdade e liberdade. Mensagens feministas excluem a importância e o sacrifício de homens! E são capazes de oprimir muito mais as próprias mulheres!
  Existe uma mensagem de verdadeira igualdade e liberdade construída pelas lutas e sacrifícios de ambos homens e mulheres! E isso é o contrário de feminismo!

  Assistam sem medo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário