segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Liga da Justiça


Há milhares de anos, cerca de três ou quatro milênios atrás, foi criada uma das mais importantes invenções da história da humanidade: A Escrita! Com a escrita a nossa história começou a ser imortalizada. E na literatura que nossa cultura pode imortalizar a velha imagem de heróis e heroínas!
Heróis eram tão importantes que faziam parte das religiões! Os heróis eram poderosos como deuses e suas qualidades se tornaram ideias para guiar os homens!

E a Liga da Justiça é um filme que mostra isso muito bem!
Portanto, este texto é para você que vai assistir o filme junto com as crianças e quer explicar os valores e virtudes dos heróis e heroínas!

 Liga da Justiça (Justice League 2017)
Dirigido inicialmente por Zack Snyder e posteriormente por Joss Whedon
Escrito por Chris Terrio, Zack Snyder e Joss Whedon 


Um novo deus
O filme mostra um herói comum descobrindo que a terra será invadida por um antigo conquistador de mundos cuja ambição era se sagrar como um novo-deus enfrentando e derrotando os antigos deuses mitológicos. Conhecido como Lobo da Estepe (vivido pelo ótimo ator Ciarán Hinds, que ficou conhecido depois de interpretar Julio Cesar no seriado Roma e que desde então tem recebido ótimos trabalhos)
Um alienígena conquistador com força suficiente para enfrentar antigos deuses mitologicos e quase destruir a Terra!
Lobo da Estepe é um ser de um império conquistador de mundos que se denominam de novos deuses!
Se denominando assim por que seus poderes os colocam diretamente contra os deuses que tentaram proteger os mundos no passado.
Lobo da Estepe, Steppenwolf em homenagem a banda conhecida pela música Born to be Wild, já tentou invadir a Terra antes e deu de cara com os antigos deuses da humanidade e até com guerreiros como os Lanternas Verdes! Sofrendo sua primeira derrota e jurando vingança!



A Jornada do ser humano

Sabendo que enfrentaria forças muito acima de si mesmo, Batman (Ben Afleck) decide buscar a ajuda de seres com habilidades sobre humanas para formar uma linha de frente e salvar a terra. E embora o Batman no filme possa não agradar, ele é justamente o personagem que une os outros na jornada!
O Batman desse filme deixou de ser o maior detetive do mundo e sua personalidade deixou de ser o personagem fodão que conhecemos. É um Batman mais humano, que admite fraquezas e é cheio de inseguranças. Ele chega a admitir que jamais conseguiria juntar a Liga como o Superman faria. Admitir que o Superman é mais humano do que ele jamais seria!

Batman duvida de si mesmo, não sabe se consegue trabalhar em equipe, tem fraquezas e medos. E mesmo assim ainda segue em frente! Conseguindo fazer tudo o que ele mesmo duvidava conseguir!
Conseguiu unir a Liga, fez todos os planos e teve sucesso liderando o grupo para a vitória!
Uma lição de vida para explicar para as crianças.

O Laço da Verdade
No começo do filme temos uma sequencia interessante onde podemos ver uma dona de loja muçulmana sofrendo com preconceito por muçulmanos serem invasores que espalham o terror. E logo depois temos um ataque terrorista onde "reacionários" tentam um ataque suicida contra civis explodindo um banco. Ou seja: Os produtores realmente tentaram criar uma mensagem para manipular o publico!
Uma mensagem política de esquerda!

Mas dai que a mentira não se sustenta.
Afinal, o filme mostra verdadeiros heróis reacionários lutando contra uma invasão que espalhará o terror! E em uma missão praticamente suicida para salvar vidas!
Ironicamente esta visão de "reacionários" é confrontada justamente pela Mulher Maravilha (Gal Gadot). Que é uma heroína criada para ser ícone feminista! A Princesa Diana nasceu e foi criada na ilha de Themyscira, que possui valores feministas fortíssimos onde as amazonas odeiam os homens ao mesmo tempo em que se consideram acima dos mesmos. Mas Diana abandonou essa ilha cheia de feminismo e ignorância(pleonasmo) para se aventurar pelo mundo machista. Onde descobriu valores diferentes com os quais se identificou e jurou proteger.
Especialmente na literatura dos quadrinhos e nas telas de cinema. Onde verdadeiras heroínas sempre terão lugar!

E assim como no seu adorável filme anterior, a Mulher Maravilha que cresceu cercada de feminismo se une a homens imperfeitos que dariam as suas vidas para salvar o mundo! Vendo e vivendo as suas qualidades e virtudes.

Águaman
Aquaman (Jason Momoa) é definitivamente um personagem marrento assim como é o personagem que recebe as maiores lições de humildade. Rendendo boas piadas e uma das falas mais sinceras do herói.
Aqui a história de Arthur foi simplificada ao mesmo tempo em que ficou dinâmica para entender o personagem e suas motivações.
Um ótimo personagem que representa o panteão de semi-deuses do universo DC.
Super forte e ágil, Aquaman é o principe do reino submarino de Atlântida.

O Flash
Aqui nós temos um Flash sem experiência nenhuma, que nunca enfrentou ninguém, que não tem um pingo de confiança e nem amigos. Mas que topou na hora o chamado de Batman!
E cuja jornada para finalmente se tornar um herói pode ser vista no meio de heróis que admira e com quem vai ter uma forte amizade.
E se percebermos bem, existe uma relação direta entre Batman ser inspiração assim como um guia para o jovem Barry Allen!
Como a parte onde Barry se apavora antes do primeiro confronto com o vilão do filme, principalmente sabendo que existem reféns. Ao qual Batman apenas lhe fala:
- Salve um!
Batman disse a coisa certa para fazer o Flash começar a ser o herói que as pessoas precisam. Apenas comece salvando uma pessoa...
Com certeza o Flash rouba a cena com piadas e pontos de vista inusitados. Uma boa visão do personagem.

Cyborg
Aqui temos o personagem mais marrento do filme, que demorou mais tempo para aceitar os seus poderes como dons e que até arrastou a trama. Mas isso por causa do verdadeiro drama que ocorre bem diante dos olhos do publico e ninguém quis ver o óbvio.
Interpretado por Ray Fisher, o Cyborg ganhou os seus poderes através de uma Caixa Materna, um computador vivo com tecnologia para destruir o mundo. Cyborg ganhou toda uma vasta gama de habilidades vinda de milhões de anos de tecnologia. Mas nega que essas habilidades sejam dons positivos.

Cyborg vive um drama de profundo horror para um jovem de 20 anos, atlético e com QI altíssimo.
Isso porque o Cyborg não tem mais pênis!

O Cyborg não tem pinto!
E uma das cenas que melhor mostram o drama é justamente a cena onde ele mostra ao próprio pai que consegue voar. E seu pai, ao invés de dizer o quão foda é isso, apenas se calou sabendo da verdadeira dor do filho. Um pai sabe!
Por isso que o Cyborg levou tanto tempo para aceitar os seus dons, pois ele sabe qual foi o preço!

O drama de Cyborg de perder o pinto o fez perder também a própria identidade como ser humano até que é chamado para fazer parte da Liga. Sendo a sua jornada para voltar a ter uma identidade e saber quem é e do que é capaz!

A Volta do Superman
Nunca que a volta do Superman fez tanto sentido! Ele já morreu nos quadrinhos, em um longa animado e em Batman v Superman - A Origem da Justiça. E em todas as vezes que voltou a vida foi por motivos que nem mesmo faziam sentido. Mas em Liga da Justiça a história é outra!

A volta do Superman é simplesmente um plano do Batman!
Um plano do Batman em conjunto com a Liga da Justiça! Para deter o fim do mundo...
E embora o Superman possa voltar confuso e até atacar a própria Liga, Batman tem o melhor plano para vencer o Super sem usar a violência contra ele. Uma arma secreta capaz de curar o coração do mais forte guerreiro.
As outras heroínas do filme
Amy Adams é uma das melhores interpretações da Lois Lane que já vi. Ela é o coração do Superman e a pessoa que o ajuda justamente ao seu processo de cura. Assim como Diane Lane é a mãezona Martha Kent que ajuda o Super a colocar as ideias no lugar.


O filme não é ruim, é bom!
Liga da Justiça decepcionou justamente pela imensa qualidade de material superior tanto em quadrinhos quanto no antigo desenho. A decepção é por comparação. É um filme decepcionante assim como O Poderoso Chefão 3 que é comparado com os dois primeiros filmes da saga e que são clássicos absolutos do cinema. Dai a galera acha que O Poderoso Chefão 3 é um filme fraco. Quando na verdade é um filmaço da porra que dá de piça mole em todos, TODOS os filmes de Quentin Tarantino!
É uma decepção por comparação, assim como O Cavaleiro das Trevas Ressurge decepciona quando comparado com nada menos que Cavaleiro das Trevas!

Liga da Justiça decepciona porque temos muito mais histórias fodas da Liga nos quadrinhos com obras como O Reino do Amanhã, Crise nas Infinitas Terras e outras.
Decepciona porque podemos assistir a episódios infinitamente mais fodas no desenho da Liga.
Decepciona porque até animações feitas para DVD ainda tem histórias fodas da Liga!
Até os video games ganharam duas histórias fodas da Liga com Injustice!
O Filme da Liga decepciona por ser comparado com clássicos da Liga!

Mas o problema é que se tornou temível filmes de produtores! Que usaram o fato de que Zack Snider abandonar a produção para fazer o que bem queriam. Tá certo que o cara pisou na bola legal com os outros dois filmes, mas o cara sabe trabalhar com um bom roteiro. 300 e Watchmen estão ai pra provar isso...
O filme deveria ter o nome de Alan Smithe no nome do Diretor (Alan Smithe é o nome que dão quando um diretor perde toda a liberdade sobre o filme e não quer que seu nome apareça nos créditos, caso de Zack Snider que abandonou o projeto)


Mas então...
O negocio é o seguinte, pegue os seus filhos, filhas, sobrinhos, afilhados, netos e leve ao cinema! As crianças são o publico alvo do filme e vão se divertir muito conhecendo os personagens que você ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário