domingo, 14 de janeiro de 2018

Impacto Fulminante

Mais um filme extremamente machista e reacionário de ninguém menos que Clint Eastwood!
Fazendo uso de um de seus personagens mais fodas, Dirty Harry!
E mais um review machista e reacionário para divertir vocês!

Impacto Fulminante (Sudden Impact 1983)
Dirigido por Clint Eastwood
Escrito por Charles B. Pierce, Earl E. Smith e Joseph Stinson

Para quem não sabe ou não lembra, Dirty Harry é um personagem baseado em uma pessoa real; O Inspetor Dave Toschi! Não foi a primeira vez que o cinema o homenageou e nem a última, sendo mostrado também no recente filme Zodiaco.
Desta vez o filme é dirigido pelo próprio Clint.

O filme começa em um precipício a beira do mar a noite. Um carro com um casal. Parece um momento de pura sedução que faria parte do falecido Cine Privê, só que sem a música.
De repente vemos o brilho de uma arma e o homem leva um tiro nos testículos e outro fatal na cabeça!
E então o carro se abre e sai de lá a assassina.

Mais tarde saberemos mais sobre este crime e o motivo.

O velho Harry Callahan
Dirty Harry é apresentado em uma cena que mostra perfeitamente o seu problema com as leis. Harry é conhecido como sujo por fazer justamente os trabalhos mais sujos, enfrentar os podres e até mesmo passar por cima dos direitos dos vagabundos. No caso, Harry encontrou e aprendeu a arma de um bandido no carro dele sem um mandato. Por isso o caso foi anulado e o bandido sai livre.

Logo depois, no próprio elevador do tribunal, o bandido e seus amigos resolvem desejar sorte para Harry da próxima vez. O que faz com que Harry simplesmente pegue o bandido pelo colarinho na frente dos amigos. Mostrando o tipo de policial que ele é. Um policial que não leva desaforo de bandido!

- Escute aqui seu punk, você não passa de coco de cachorro!
E tem um monte de coisas que podem acontecer com coco de cachorro, poder ser raspada do chão com uma pá, pode secar, rachar e voar com o vento. Ou eu posso pisar e esmagar com o meu pé!
Siga o meu conselho e cuida de onde o cachorro vai cagar você!
Dirty Harry


A definição de reacionário
Se a definição de reacionário que está no dicionário fosse sincera, reacionário seria sinônimo de reagente!
De questionar e ter opiniões contrárias, ser o oposto e principalmente reagir pelo bem comum.

Uma das cenas mais legais é quando Harry adentra a sua cafeteria favorita. Ele adentra a cafeteria sem perceber nada de errado. Pede um café e a atendente serve o café e lentamente vai derramando todo o açúcar no café dele esperando que ele perceba que tem quatro assaltantes na cafeteria.
Sem perceber nada, Harry simplesmente sai com o café.

Depois que Harry sai, os bandidos param de disfarçar, mandam as pessoas passarem todo o dinheiro, bolsas e um dos bandidos pega uma moça. "Nós vamos fazer uma festa com você!" 
É nessa hora que o velho Callahan volta para reclamar do açúcar no café e mandar chumbo quente nos bandidos! Este filme tem alguns dos melhores tiroteios dos anos 80, rápido e sem frescura!
O último bandido até tentou pegar uma refém, mas ficou de frente com Harry que diz a sua frase favorita:
- Vá em frente, faça o meu dia!

Vendo que Harry iria atirar sem pestanejar, o bandido decidiu arregar e se entregar.

Outra coisa que merece ser mencionada no filme é que Harry faz questão de invadir a festa de um Chefão do crime, Threlkis. Harry desvendou o assassinato de uma prostituta de luxo especializada em velhos de bola murcha que levava diretamente até Threlkis. Invadiu a festa de casamento de sua neta e contou tudo a sua familia provocando no velho bola murcha um infarto fulminante. Isso fez com que todos os criminosos queiram Harry morto. O que provoca ataques constantes a vida de Harry.
De modo que seus superiores o enviam para outra cidade. A fictícia San Paulo!

Estuprador tem mais que se fuder! 
Filmes machistas são os que mais condenam o estupro e a violência contra os inocentes. E onde estupradores mais se fodem! Ponto!
Assim como filmes machistas são os que mais tem espaço para heroínas fodonas!

E neste filme machista dirigido pelo próprio Clint Eastwood, temos a criação de uma heroína fodona, uma sobrevivente de estupro que conseguiu localizar cada membro da gangue que atacou ela e a irmã dela há mais de 10 anos. E cuja vingança se dá na forma de perseguir e matar cada um de seus algozes com um tiro nos bagos e outro na testa!
Audrie J. Neenan como a estupradora Ray Parkins.
Tudo começou quando Jennifer (interpretada pela talentosa atriz Sondra Locke, que consegue passar uma interpretação de sofrimento só com o olhar) e sua irmã foram atraídas por uma quenga chamada Ray (Audrie J. Neenan) para uma festa onde foram brutalizadas e violentadas pelos amigos da Ray assim como pela própria Ray. A irmã de Jennifer nunca se recuperou e vive em estado catatônico.

Durante a sua estada em San Paulo, Harry e Jennifer acabam se conhecendo enquanto Harry investiga os próprios crimes de Jennifer.

Tretas em San Paulo
Harry Callahan descobre que o chefe de policia de San Paulo o odeia!
Mas também, criminosos estão sempre querendo matar Harry pela morte do chefão do crime em San Francisco. "As pessoas ao seu redor morrem e eu não gosto disso!"
Enquanto isso, seu parceiro Horace King (Albert Popwell), só de sacanagem, dá a Harry um cachorro Bulldog gordo, de respiração barulhenta e sem nenhuma educação! Um lado de humor de Eastwood.
O cachorro inclusive ajuda Harry denunciando onde um assassino está de tocaia esperando para mata-lo.

O final
O final deste filme machista e reacionário se concentra muito mais na luta de Jennifer contra o último de seus algozes, agora muito bem armado e com dois capangas para ajuda-lo a terminar o serviço estuprando Jennifer de novo no mesmo lugar antes de mata-la.

O arco de Jennifer se fecha mostrando ela como uma guerreira que briga e reage até não poder mais contra a força e a violência dos bandidos. Uma sobrevivente.
E quando tudo parecia perdido, Dirty Harry aparece para mostrar o que acontece com estupradores em filmes machistas!

Um ótimo filme! 

Um comentário:

  1. Ou seja, o que o discurso feMIMIMInista chama de "machismo", na verdade não é machismo. Até porque, nunca vi essa galera que gosta de "lacrar" em rede social criticando a indústria pornográfica (que qualquer desinformado sabe, tem um lado muito obscuro).
    Mas gostei muito da crítica apresentada aqui, principalmente pelo bom humor do autor(a) do artigo. Dirty Harry é sempre uma ÓTIMA indicação.
    Uma ótima noite à redação do "Salsichão do Amor" e seus familiares. Excelente final de semana à todos.

    ResponderExcluir